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Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007

Mar Verde - usar o mar para produzir biofuel [Blog Action Day]

 

Uma das ideias mais loucas para combater o aquecimento global, poderá passar por “semear” os oceanos com barras de ferro. Uma das razões pelas quais o mar (ao contrário da terra) não está coberto por plantas, reside no facto de este não conter os nutrientes necessários – ferro em particular. Acrescente-se ferro, e segundo a teoria, será promovido o crescimento de algas. Estas por sua vez, irão absorver o dióxido de carbono da atmosfera e, aquando da sua morte, simplesmente ir-se-ão afundar. Desta forma. Bastarão apenas algumas décadas para que a concentração de gases na atmosfera regresse a níveis pré-industriais. Já está! Problema resolvido.
Contudo, a “lei das consequências não intencionadas” argumenta contra esta possibilidade. Uma experiência feita acerca de uma década no Mar do Sul, sugere que a ideia tem valor – e numa conferência realizada em Oxford acerca de um mês, John Munford , um pesquisador britânico independente sugere que uma verão modesta de “fertilização dos oceanos” poderá realmente parar as mudanças climáticas.
A proposta de Munford passa pela recolha destas algas, ao invés de se esperar que morram e se afundem. Ele recorda que muitas espécies de algas reservam uma quantidade de energia mais considerável do que a das plantas já utilizadas no âmbito energético. Particularmente , elas permitem produzir óleos que dão origem ao biodiesel , estando a atrair uma grande atenção por parte da comunidade de cientistas e empresários.
 
Os actuais projectos, estão contudo, virados para as algas de água doce. Estas, têm de ser criadas em pequenos lagos, requerendo maior atenção e ocupando terras que podem ser utilizadas para outros fins. Em contraste, o mar, ou os oceanos, são livres e auto-sustentáveis.
O Sr. Munford reconhece que seria necessária uma área de mar comparável com o Mar do Norte, para que se pudesse produzir biodiesel em quantidade suficiente para substituir todos os combustíveis fosseis utilizados actualmente no sector dos transportes.
Como recolher as algas, muitas das quais têm apenas um milímetro de espessura, constituí ainda uma dúvida. No entanto, se se conseguir tornar este projecto viável do ponto de vista económico, nesse caso, estaremos perante a produção de biofuel mais verde que é possível.
Fonte: www.economist.com

 

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publicado por Desenr@sc@do às 09:42

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