AddThis Social Bookmark Button
Segunda-feira, 8 de Outubro de 2007

Nobel da semana - Medicina (1)

Nobel da Medicina distingue estudos na área da genética


O prémio Nobel da Medicina foi hoje entregue aos norte-americanos Mario Capecchi e Oliver Smithies e ao britânico Martin Evans, pelos estudos desenvolvidos na área da genética.

Os estudos destes investigadores centraram-se nas modificações genéticas em células embrionárias de ratos e na modificação do ADN de mamíferos. Os conhecimentos estão neste momento a ser aplicados em diferentes áreas da biomedicina, desde inovadoras pesquisas a novas terapias. Este tipo de estudos, que permite inactivar um determinado gene, torna possível perceber a influência do mesmo no desenvolvimento do embrião, na psicologia do adulto, no seu comportamento ou nas suas doenças. Com a investigação genética, até agora, conseguiram-se produzir mais de 500 modelos de doenças humanas, como é o caso de patologias cardiovasculares, neuro-degenerativas, diabetes ou cancro.
Os três laureados trabalham em vários laboratórios nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.


Mario Capecchi nasceu em Verona (Itália), em 1937. Licenciou-se em química e física pelo Antioch College, em 1961, e doutorou-se em biofísica, em 1967, na Universidade de Harvard. É conhecido pelo seu trabalho pioneiro sobre genes embrionários em ratos. Esta tecnologia permitiu que os cientistas pudessem criar ratos com mutações em qualquer gene e, assim, manipular diversas sequências do ADN destes animais. Os conhecimentos obtidos com a investigação possibilitaram avanços em diversas doenças genéticas de mamíferos, especialmente no campo neurológico.


Oliver Smithies nasceu na Grã-Bretanha, em 1925, e, mais tarde, naturalizou-se nos Estados Unidos. Doutorado em bioquímica pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em 1951, é actualmente professor de patologia e medicina laboratorial na Universidade de North Carolina, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


Martin Evans nasceu, também, na Grã-Bretanha, em 1941. Em 1969 doutorou-se em anatomia e embriologia na Universidade de College, em Londres, no Reino Unido. Hoje lecciona genética de ratos e é director da Escola de Biociências, na Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

 

Fonte: www.publico.pt


No ar...: Jazz
publicado por Desenr@sc@do às 12:38

link do post | Deixe o seu bitaite... | favorito

.Quem sou eu?

.Posts fresquinhos

. Filho de Putin em Portuga...

. Melhorar as fotos em 60 s...

. Melhorar as fotos em 60 s...

. Cada vez doi mais!!!

. Melhorar as suas fotos em...

. Dalai Lama recebe medalha...

. PASSATEMPO - Massagens er...

. Melhorar as fotos em 60 s...

. Petróleo em novo máximo h...

. Melhorar as suas fotos em...

.Arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

.Links

RSS
View blog authority
Stumble It!
blogaqui?
blogs SAPO
RSS